LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS \ FÍSICA \ QUÍMICA

Oferecido aos alunos a partir do 5o ano a 3a série do Ensino Médio.

Identificado como parte essencial do aprendizado escolar, o ensino prático das Ciências é caracterizado nesse modelo educacional como uma metodologia potente para estimular o jovem a desenvolver competências fundamentais para sua vida. As aulas práticas de Ciências proporcionam espaços de vital importância para que o estudante seja um atuante construtor do próprio conhecimento, descobrindo que a Ciência é mais do que aprendizagem de fatos.

Nesse aspecto, considera-se a importância dos Laboratórios de Ciências utilizados em toda a sua capacidade, onde as práticas desenvolvidas devem permitir ao jovem uma ampliação do grau de compreensão do mundo que o cerca e seu cotidiano, dando-lhe suporte conceitual e procedimental para enxergar o seu entorno e encontrar explicações.

Os Laboratórios de Ciências devem ser potencialmente mais que recursos didáticos. Eles são, em essência, espaços privilegiados de re-significação da experiência. As práticas desenvolvidas nos Laboratórios devem permitir uma ampliação do grau de compreensão do mundo que cerca o jovem no seu cotidiano, dando-lhe suporte conceitual e procedimental para enxergar o seu entorno e encontrar explicações.

Os Laboratórios das Escolas em Tempo Integral dão suporte a três atividades principais:

• Aulas experimentais com manipulação
  • Trabalhos em grupo
  • Aulas experimentais de demonstração

Independentemente dos equipamentos à disposição, cabe à escola e aos professores de Ciências contribuir para o desenvolvimento dessas atividades. Consideramos que o aprendizado das Ciências

permite aproximar-se das grandes linhas do pensamento científico e a desenvolver o pensamento lógico. É assim que nos tornamos capazes de analisar uma situação; identificar seus aspectos relevantes e secundários e, dessa forma, elaborar uma explicação acerca da mesma; descobrir implicações e estabelecer suas inter-relações; levantar hipóteses para, então, confirmá-las ou negá-las. Desta forma, nos tornamos observadores de fenômenos para podermos reproduzi-los e traduzi-los sob a forma de equações.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Amplia o conteúdo realizado em sala de aula com a prática, de forma contextualizada de interdisciplinar.

OFICINA DE REDAÇÃO

Além das aulas regulares de redação, essas oficinas acontecem semanalmente.

MAX GINCANA (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)

Com a finalidade de despertar e desenvolver nos alunos habilidades físicas, o espírito de equipe e a competitividade saudável entre os alunos.

MAX SHOW DE TALENTOS

Possibilita aos alunos expressarem sua criatividade, iniciativa de revelarem seus talentos, através da música, artes e cênicas.

FESTA JUNINA
(ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL E MÉDIO)

Os alunos vivenciam por meio de apresentações artísticas, a diversidade cultural do país, com comidas típicas, apresentadas pelos alunos.

FORMATURA

Um evento solene que reúne toda a Equipe Pedagógica, familiares e alunos.

FEIRA CIENTÍFICO-CULTURAL

Os alunos têm a possibilidade de mostrar na prática conceitos e conhecimentos adquiridos durante o ano letivo, e apresentados, em um sábado com a participação dos pais.

SIMULADOS (9O ANO A 3A SÉRIE)

Seguem um modelo PAS\UNB\ENEM. Objetivam habituar os alunos às provas seletivas das Universidades.

PREPARATÓRIO PARA PAS\UNB

Os conteúdos curriculares desenvolvidos no Ensino Médio seguem rigorosamente os propósitos pelo Programa de Avaliação Seriada.

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

Preparamos os alunos para as provas do ENEM, com simulados e aulões de revisão.

OFICINA DE ESTUDOS (ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO)

Oferecida a todos os alunos em língua portuguesa e matemática, em horário contrário ao das aulas regulares, no período que antecede as avaliações.

ESCOLINHAS DE ESPORTES

Oferecida aos alunos as escolinhas terceirizadas.